PESCADORES DE CRIANÇAS

Criar uma Loja Virtual Grátis

Livro sem palavras

Livro sem palavras

Livro Sem Palavras



“O Livro Sem Palavras, primeiro com apenas três páginas — nas cores preto, vermelho e branco — foi apresentado por Charles Spurgeon em 1866. Ao pregar no Tabernáculo Metropolitano, em Londres, seu sermão tinha o título “O Livro Sem Palavras”. O Sr. Spurgeon falou sobre um antigo ministro que reuniu três páginas e as folheava freqüentemente para lembrar-se dos seus pecados, do sangue de Cristo derramado por ele e da purificação ‘mais branca do que a neve’ concedida para ele.
Não se sabe quando a página dourada foi acrescentada, mas ela trouxe outra dimensão ao livro, retratando o amor de Deus e as glórias do Seu lar celestial. Nove anos mais tarde, D. L. Moody usou o livro colorido em um culto para crianças onde cerca de 12 mil estavam presentes para ouvir sua mensagem sobre um “livro de quatro páginas — nas cores preto, vermelho, branco e dourado”.
— Conte uma história para nós, Fanny. Conte outra — as crianças suplicavam. Fanny Crosby, a conhecida compositora de hinos, tirava muitas vezes da bolsa um pequeno Livro Sem Palavras e contava às crianças, a quem tanto amava, a história do Salvador.
Em 1895, o livro foi levado à India por Amy Carmichael. Amy e sua auxiliar fizeram uma bandeira de cetim nas cores dourada, preta, vermelha e branca, e a puseram em seu carro puxado por bois, indo de aldeia em aldeia divulgando o Evangelho nosul da India. — Um texto muito útil para um sermão de improviso — comentou Amy. Nos grupos menores ela usava o pequeno livro em vez da bandeira” (Bíblia de Recursos para Crianças – Ed. Hagnos – p. 20).
O livro sem palavras é um excelente instrumento para a evangelização de crianças. A seguir, você verá um modelo de como transmitir as verdades bíblicas para as crianças numa linguagem que elas possam compreender.
Converse com a criança e conte a história. Você também pode ensinar seus alunos sobre o Livro sem Palavras para que eles também evangelizem seus amigos.

Página Dourada:
Ensina: Quem é Deus – Criador, Amor (Ele ama você), céu, Santo.
Versículo: João 3:16a
Como explicar: Explique quem é Deus: Ele fez tudo (cite a criação); Ele fez você; Deus o ama e está preparando um lugar no Céu para seus filhos. Ele é santo, ou puro, e sua casa no Céu também é pura.

Página Escura:
Ensina: Problema/Necessidade. Definição de pecado, Exemplos de pecado, Nascidos em pecado, separados de Deus.
Versículo: Romanos 3: 23
Como explicar: O pecado é tudo o que não agrada a Deus. Exemplos: mentir, ter mau comportamento, roubar. Nascemos com desejo de fazer coisas erradas. A Bíblia diz que o pecado deve ser castigado. Isso significa ficar separado de Deus para sempre.

Página Vermelha:
Ensina: Solução/Caminho. O Filho perfeito de Deus recebeu o nosso castigo, derramou seu sangue, morreu e ressuscitou e está agora no Céu.
Versículo: Hebreus 9:22; I Coríntios 15:3,4
Como explicar: Cristo o Filho de Deus, nunca fez nada de errado. Ele recebeu na cruz, espontaneamente, o castigo que cada pessoa merecia. Deus colocou sobre Ele o seu e o meu pecado. Cristo derramou o Seu sangue por nós. Ele morreu, mas não ficou morto. Jesus ressuscitou e está agora no Céu.


Página Limpa:
Ensina: Apropriação. Convite para afastar-se do pecado e de tentar salvar-se pelo esforço próprio. Para confiar em Cristo pela fé somente.
Versículo: João 1:12; Hebreus 13:5a
Como explicar: Leia e explique o primeiro versículo. Recapitule a mensagem da salvação, fazendo perguntas. A criança deve orar, reconhecendo que pecou, e que deseja o pecado, confiando só em Cristo. Dê-lhe segurança: De quem você é filho? Como sabe? Leia e explique Hebreus 13:5b,6. O Senhor Jesus vai abandonar você algum dia?

Página Verde:
Ensina:Crescimento Espiritual. Confissão de pecado, crescimento em Cristo: Orar, Ler e obedecer à Bíblia, Testemunhar, ir à igreja e a escola bíblica.
Versículo: I João 1:9
Como explicar: a cor verde nos lembra coisas que crescem. Agora que já crê no Senhor Jesus, você deve crescer nele. Confissão de pecado, crescimento em Cristo: Orar, Ler e obedecer à Bíblia, Testemunhar, ir à igreja e a escola bíblica.


Apresentação da mensagem de Salvação, usando o Livro sem Palavras.
 
 Introdução

Cumprimente a criança, pergunte a ela seu nome e apresente-se. Diga que gostaria de mostrar-lhe um livro que não contem palavras, somente cores e que estas cores contam a história verdadeira mais linda que ela já ouviu, e não esqueça de dizer que esta história está na Bíblia, o livro de Deus. Então pergunte se ela gostaria de ouvir a história.
Página Dourada:

Pergunte a criança do que ela lembra quando vê a página dourada, provavelmente ela diga que lembra de jóias, anéis, correntes de ouro. Diga que realmente essas coisas são muito valiosas e especiais, mas que esta página te faz lembrar de um lugar especial chamado Céu. É lá onde vive Deus. Comente que a Bíblia diz que lá no Céu, a praça da cidade é feita de ouro puro e transparente como o vidro. Lá também ninguém fica triste, doente ou morre. E lá não há noite. No Céu todas as pessoas serão muito felizes. E a coisa mais maravilhosa sobre o Céu é que Deus Pai e Seu Filho, o Senhor Jesus estão lá. Se a criança não souber quem é Deus, explique que Ele é o criador de todas as coisas, inclusive da criança, diga que Deus a ama muito. Afirme isso com o versículo “Porque Deus amou o mundo de tal maneira...”. Diga que Deus a ama tanto que deseja que ela faça parte de Sua família e vá morar com Ele no céu. E o Céu é um lugar perfeito, como Deus também é perfeito.
Frase de ligação: E no Céu não pode entrar o pecado.

Página Escura:
Pergunte a criança se ela sabe o que é pecado. Explique a ela que pecado são as coisas ruins que fazemos, pensamos ou dizemos, aquilo que não agrada a Deus. O pecado causa sofrimento, tristeza em nosso mundo. Pergunte a ela se ela pode citar algum exemplo do que é pecado. Espere-a dizer e fale que em Romanos 3: 23, diz que “Todos pecaram...”, inclusive você e a criança. Diga que pecamos porque nascemos com o desejo de fazer coisas erradas, e que Deus disse que o pecado merece castigo, e o castigo para o pecado é a morte, ou seja, ficar separado de Deus para sempre. Também diga que Deus sabia que a criança não pode fazer nada para se livrar do pecado então Deus arrumou um meio para livrá-la do seu pecado.
Frase de ligação: Deus tem um plano maravilhoso para que não sejamos castigados pelos nossos pecados.

Página Vermelha:
Conte à criança que Deus nos ama tanto que enviou Seu único Filho, Jesus Cristo, a este mundo, ele nasceu como um bebê, cresceu, tornou-se homem e nunca fez nada de errado, diga que Ele é perfeito. Fale que homens maus resolveram maltratar Jesus, colocaram nEle uma coroa de espinhos e o pregaram numa cruz, saindo assim sangue dEle. Comente sobre Hebreus 9: 22b e diga que Jesus recebeu o castigo que nós merecíamos pelos nossos pecados, enquanto Ele estava na cruz, recebeu o castigo de todas as pessoas. Afirme que Ele recebeu o castigo, porém não tinha pecado. Utilize também I Coríntios 15: 3,4 para confirmar que Jesus morreu e ressuscitou para nos perdoar os pecados.
Frase de ligação: Agora, por causa do que o Senhor Jesus fez por você, seus pecados podem ser perdoados.

Página Limpa:
Este é o momento do apelo, fale a criança que Deus quer perdoar seus pecados e quer que seja Seu filho. Leia juntamente com a criança João 1: 12. Analise juntamente com ela cada parte do versículo e explique que receber Jesus significa crer de todo coração que Ele morreu na cruz pelos pecados e que ressuscitou. Diga que a criança precisa estar disposta a abandonar os pecados e crer que somente Jesus pode perdoá-la, e assim poderá ser chamado de filha de Deus.
Pergunte a criança se ela quer dizer que pecou e crê que Jesus morreu para perdoá-la. Pergunte se ela quer receber Jesus como seu salvador. Em seguida, ore juntamente com a criança, peça que ela ore com as palavras dela. Logo que ela encerrar a oração pergunte se ela sabe de quem é filha agora (de Deus). Leia novamente o versículo com a criança agora colocando o nome dela no versículo.
Leia com a criança Hebreus 13:5b e explique que o Senhor Jesus nunca irá abandoná-la e que ela pode conversar com Ele sempre que quiser (para completar leia Hebreus 13:6).
Frase de ligação: Quando você se torna filho de Deus, Ele quer que você O conheça melhor.

Página verde:
Este página servirá para a confissão de pecados. Diga à criança que a cor verde lembra folhas, grama, flores, coisas que estão crescendo. Fale que esta é uma página que lembra uma nova vida, a vida eterna que a criança recebeu de Deus. Conte a criança que agora é como se ela fosse um recém-nascido na família de Deus, e Ele quer que ela cresça e aprenda mais sobre Jesus. E aprendendo mais sobre Jesus compreenderá que deve fazer o que O agrada, mas se algum dia pecar, desobedecer a Deus, a coisa certa a fazer é confessar seu pecado, ou seja, contar a Deus o que fez de errado e depois deve pedir a Deus que o ajude a fazer o que é certo. Afirme que Jesus é um grande Salvador e amigo.
Fale para a criança de que forma ela pode aprender mais sobre Jesus: Orar (falar com Deus todos os dias); Ler e obedecer a Bíblia; Dar testemunho (contar aos outros o que Jesus fez por todas as pessoas); Ir a igreja e a escola bíblica.
Antes de a criança ir embora dê a ela um folheto, peça para fazer uma oração de agradecimento pelo que Deus fez por ela.

Fonte:https://www.dijap.com.br/





Piscadela